PARÁBOLA DO SEMEADOR

O solo em que caíram as sementes representam os vários tipos de personalidades de seres humanos, com suas variações psicológicas.

As primeiras são as insensíveis que não são capazes de ouvir as palavras do mestre. Poderíamos compará-las ao que, em psicologia Groningue classificou como refratários (nE-nA-S) não emotivos, não ativos, secundários ou indiferentes (nE-nA-P) não emotivos, não ativos, primários.

As segundas representam aquelas que ouvem por curiosidade e até acham bonito os seus ensinamentos, e ficam empolgadas, mas devido a fraqueza de seu caráter, as esquecem logo. Representam os instáveis (E-nA-P) emotivos, não ativos, primário.

As terceiras representam aquelas que tem, diríamos, uma boa formação, um bom caráter, não obstante uma vontade ainda inexpressível. Ao se deparar com a influência contrária, se deixam levar, abandonando os antigos propósitos. Classificamos como introspectivo (E-nA-S) emotivo, não ativo, secundário.

Finalmente as últimas, são pessoas dotadas de boa índole, com força de vontade e muita perseverança, que ao abraçarem os ensinamentos dos mestres não se deixam envolver pelas seduções mundanas, caminhando até mesmo com todas as dificuldades dos obstáculos e espinhos do caminho. Conseguem produzir, Algumas, trinta por cento, outras sessenta por cento e outras até cem por cento. Diríamos que são as exuberantes (E-A-P) e as volitivas (E-A-S).

Sabemos que os oito tipos da escola de Groningue se mesclam entre si, não podendo se identificar somente alguns poucos tipos de personalidade no imenso universo da ontologia. Portanto essa comparação não passa de mera analogia sem precisão.

Os oito tipos da escola de Groningue:

Exuberante (E-A-P), volitivos (E-A-S), instáveis (E-nA-P), introspectível (E-nA-S), metódicos (nE-A-S), hábil (nE-A-P), indiferente (nE-nA-P), refratário (nE-nA-S).

E=emotivo, nE=não emotivo, A=ativo, nA=não ativo, P=primário, S=secundário.

Os fatores E-A-P-S são determinados pelo sistema reticular cerebral, que é formado por fibras nervosas ligadas ao córtex e subcortex.

O sistema reticular é dividido em:

Sistema reticular ativador ascendente que capta os estímulos exteriores, filtrando-os e enviando-os ao hipotálamo no cérebro que tem a função de transformar estes estímulos exteriores em sensações emocionais.

Sistema reticular inibidor descendente, que a partir do hipotálamo funciona como um segundo filtro inibidor, selecionando e enviando aqueles estímulos à hipófise (que por sua vez, comanda as glândulas endócrinas) e ao córtex cerebral que funciona como um terceiro filtro conduzindo o excesso de estímulos de volta ao hipotálamo.

Este sistema reticular tem uma infindável gama acumulativa de variabilidade de tipos, podendo dos oito tipos de Groningue, variar até oito mil, oito milhões, bilhões etc.

 

 

Fabio A. S. Prado

ocultista

 

Anúncios

Publicado por

Blog Do Fábio Prado

Este blog visa criticar a situação caótica da vida social, politica e religiosa deste pais. Tudo que escrevo e talvez se Deus me permitir escreverei faz parte daquela verdade que acredito e há muitos anos venho estudando, pode não ser a sua verdade ou a verdade verdadeira, mas venho notando que no mundo há duas facções de pessoas, as que acreditam na reencarnação e as que não acreditam. É para aquelas que acreditam que vou tentar passar um pouco dos conhecimentos que adquiri ao longo desta existência. Peço a Deus que ilumine meus pensamentos e guie meus passos nessa trajetória de tentar me tornar um arauto do Senhor. Que a paz e o amor de Jesus esteja conosco agora e sempre. Não reparem a minha escrita pois só tenho o curso primário. Fabio A. S. Prado Ocultista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s