Cabala

A mente humana segundo a cabala concebe Deus como três manifestações do imanifesto.

AIN= existência negativa não ativa

AIN SOPH= Deus ilimitado

AIN SOPH AUR= luz ilimitada

O Deus imanifesto através da luz ilimitada gera kether o Deus Supremo, o Pai da santíssima trindade.

Na esfera de kether nasce o primeiro dos quatro mundos da etz chain, a arvore da vida, o mundo de atziluth, o mundo da origem.

A luz ilimitada desce em forma de raio ziguezagueando e cada sephirah ou manifestação gera a sua sephirah subsequente até malkuth a decima das sephtoth*

 

SEPHIRAH VIRTUDE NOME  DIVINO ARCANJO ESFERA
KETHER PODER EHEIEH METATRON A FORÇA MOTORA
CHOKMAH SABEDORIA JEHOVA RATZIEL URANO
BINAH COMPREENSÃO ELOHIM CASSIEL SATURNO
GEDULAH MISERICORDIA ELOHIM SACHIEL JUPTER
GEBURAH SEVERIDADE ELOHIM GEBOZ SAMAEL MARTE
TIPHARETH BELEZA ALOAH VA DOATH MIGUEL SOL
NETZACH VITÓRIA JEHOVA TZABAOTH HANIEL VENUS
HOD GLÓRIA ELOHIM TZABAOTH RAFAEL MERCÚRIO
YESOD FUNDAMENTO SHADDAI EL CHAI GABRIEL LUA
MALKUTH O REINO ADONAI MALEKH SANDALPHON TERRA

 

sem-titulo

 

A arvore da vida é formada pelas dez sephroth que também são chamadas de caminhos, que juntos com outros vinte e dois caminhos formam os trinta e dois caminhos da arvore que por sua vez representa o Adão Kadmo, o homem arquétipo

Os quatro mundos

Atziluth = origem – espirito

Briah = criação – alma

Yetzira = formação – coração mente

Assiah = expressão – corpo físico

No mundo briah entre chokmah e binah há uma sephirah oculta, daath a sephirahd da compreensão.

A arvore da vida também é representada por três colunas que são:

1

 

 

-A suavidade representa o equilíbrio do ser, a sua coluna vertebral, a qual não o deixa ereto se estiver fora de prumo.

-A da misericórdia, masculino sustenta as emoções do coração que se opõem a tirania da razão na coluna da severidade lado direito.

-A severidade representa o princípio feminino doador da forma receptiva e transformadora lado esquerdo.

Em analogia a outros símbolos, a coluna do meio, da suavidade representa no caduceu, o bastão que é espiralado por duas serpentes, que representam no taoísmo  o yang e yin, positivo e negativo, que percorrem o caminho , o tao.

No budismo e na teosofia a coluna do meio é representada pela coluna vertebral que tem uma energia em forma de filamento etérico ou nadis chamada de sushuma acompanhada de ida na misericórdia e pingala na severidade que é ativada por ocasião da iniciação quando o fogo kundaline que dorme na base da espinha, no chakra muladhara,o chakra básico, sobe queimando e ativando todos os outros seis chakras do candidato.

A coluna da misericórdia representa a força, a da severidade a forma.

Nos vedantas temos:

Coluna do meio—sattwa = a lei, o Pai

Coluna da misericórdia—rajas = energia, o Filho

Coluna da severidade—tamas = matéria, o Espirito Santo

O Espirito Santo também é representado pela Virgem Maria que no seu aspecto superior ou espiritual representa binah e em seu aspecto inferior ou material é representada por malkuth a decima sephirah, a natureza, a mãe terra.

A etz chain, arvore da vida tem três triângulos.

 

 

 

 

 

O triangulo supremo como já vimos representa a santíssima trindade, os planos divino e monádico, Deus e a mônada, o Criador e sua fagulha.

O triangulo ético representa os planos atmico, budico e mental superior, ou atma-budi-manas, é o triangulo da alma, do eu superior

O triangulo astral representa os planos mental inferior e astral, é o triangulo da personalidade.

Malkuth a última sephirah, que está isolada representa o plano físico. No plano físico há também as forças opositoras, obstáculos necessários para o ser se despreender e começar o caminho da serpente, o caminho inverso ao do raio, a subida.

A cabala divide a alma em três partes, neshamah, ruach e nephesh, mais guph o corpo. Essa divisão da alma corresponde ao logos, thimos e epithymia de Platão, e ao uno, nous e psique de Plotino, ou espirito, alma ou eu superior e personalidade dos hindus.

Então poderíamos dizer o seguinte: -Guph é o corpo físico, mundo assiah, sephirah malkuth.-Nephsh- corresponde aos instintos animais, o plano astral, mundo yetzirah, sephirah yesod.-Ruach o intelecto, mundo yetzrah,  sephiroth gedulah, geburah, tiphareth e hod.-Neshamah- a alma, mundo atziluth e briah, sephiroth kether, chokmah e binah.

Kether a coroa, o espirito, chokmah o cérebro direito, binah o cérebro esquerdo, gedulah ou chesed o braço direito, geburah o braço esquerdo, tiphareth o coração, netzach perna direita, hod perna esquerda, yesod órgãos genitais, malkth os pes.

Na etz chain, a arvore da vida podemos encontrar uma segunda interpretação da santíssima trindade formada pelo triangulo chokmah o Pai, binah a mãe e tiphareth o filho. Esse triangulo com o vértice voltado para baixo está representado na cruz, o símbolo do cristianismo que nada mais é do que uma espada fincada no chão com a ponta voltada para baixo, informando que o filho de Deus foi pregado nela, descendo ao inferno do sofrimento para a humanidade ergue-la e subir aos céus do esplendor.

Desse triangulo é gerado o tetragramatom ou o nome de Deus que é impronunciável. Ele é formado por quatro letras do alfabeto hebraico que são: yod a decima letra correspondendo a chokmah o Pai, o primeiro he a quinta letra do alfabeto corresponde a binah, a mãe, dessa união nasce o filho, o vau a sexta letra do alfabeto corresponde a tiphateth e as cinco sephiroth que a cercam, e o he final à malkuth a terra, o lado material da mãe binah, a maia dos hindus,que em psicologia esotérica é denominada ilusão.À malkuth ou o he final também é dado a designação de filha, e do casamento desta com o filho se da a união espiritual da humanidade com o Cristo.

YOD-HE-VAU-HE em português Jehova. Esse é o nome sagrado de Deus que também pode ser chamado por Adonai.

 

*sephiroth =plural            sephirah=singular

 

LIVROS: Cabala O Caminho da Liberdade Interior de Ann Williams-Heller

As Origens da Cabala de Eliphas Levi

O Cabalion de Três Inniciados

Uma Introdução ao Estudo da Cabala de William Wynn Westcott

A Verdade sobre Cabala de David Godwin

O Eneagrama e a Cabala de Rabino Howard A. Addison

Cabala de F. V. Lorenz

A Cabala Mística de Dion Fortune

 

Fabio A. S. Prado

ocultista

Anúncios

Publicado por

Blog Do Fábio Prado

Este blog visa criticar a situação caótica da vida social, politica e religiosa deste pais. Tudo que escrevo e talvez se Deus me permitir escreverei faz parte daquela verdade que acredito e há muitos anos venho estudando, pode não ser a sua verdade ou a verdade verdadeira, mas venho notando que no mundo há duas facções de pessoas, as que acreditam na reencarnação e as que não acreditam. É para aquelas que acreditam que vou tentar passar um pouco dos conhecimentos que adquiri ao longo desta existência. Peço a Deus que ilumine meus pensamentos e guie meus passos nessa trajetória de tentar me tornar um arauto do Senhor. Que a paz e o amor de Jesus esteja conosco agora e sempre. Não reparem a minha escrita pois só tenho o curso primário. Fabio A. S. Prado Ocultista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s